
No dia 6 de fevereiro de 2025, a SAVE Brasil, representada pelo diretor de Relações Institucionais, Luiz Sergio Pereira, e pelo analista de projetos, Matheus Bernardo, esteve presente no Workshop - Diretrizes para Política Pública de Observação de Aves, sediado pelo Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e pesquisadores para debater estratégias voltadas ao fortalecimento da atividade no município.
O evento ocorreu no Anfiteatro do IBB e contou com a participação de representantes de diferentes setores, incluindo turismo, conservação ambiental, educação e ciência. Durante a programação, foram discutidas as oportunidades e desafios para a implementação de políticas públicas que incentivem a observação de aves como ferramenta de conservação e desenvolvimento sustentável.
Ao comentar sobre a participação da SAVE no workshop, Luiz Sergio Pereira, diretor de Relações Institucionais da organização, destacou que “pensar políticas públicas partindo da observação de aves, entendendo a multidimensionalidade dessa iniciativa que agrega ciência, conservação e educação, turismo é muito importante.”
Para Pereira, trabalhar com a contribuição da sociedade civil, universidades e organizações referência no setor é fundamental e “fortalece o processo de forma ética e transparente que, com certeza, agregará muito aos munícipes de Botucatu”.

A condução das atividades do workshop ficou sob a responsabilidade de André Santachiara Fossaluza, que coordenou os Grupos de Trabalho (GT) organizados em quatro eixos temáticos: Educação e Cultura, liderado por Graziela Valença da Silva (Diretoria de Ensino – Região de Botucatu); Turismo e Economia, com Daniel Cywinski (CRIA); Ciência e Tecnologia, representado por Níjima Novello Rumenos (Unesp, IBB, DCHNA); e Conservação, sob a coordenação de Lais Freitas Lopes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Botucatu).
As discussões resultaram na formulação de diretrizes concretas para a criação de uma política pública voltada à observação de aves em Botucatu. A SAVE Brasil reforça seu compromisso em contribuir com esse processo e seguir impulsionando ações que promovam a conservação da biodiversidade e o engajamento da sociedade na proteção das dos ambientes e das aves.

Com informações IBB/Unesp
Comments