Big Day da SAVE Brasil acontece no Sítio Piraquara
- savebrasil
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

No dia 10 de maio, acontece o Global Big Day 2025, uma das maiores mobilizações mundiais para observação e registro de aves, promovida pelo Cornell Lab of Ornithology. A SAVE Brasil fará parte mais uma vez e convida todos a se juntarem a esse esforço global pela conservação da avifauna.
Neste ano, o principal ponto de encontro da SAVE será o Sítio Piraquara, em São Lourenço da Serra (SP) – uma área com mais de 80% de Mata Atlântica preservada e 286 espécies de aves já registradas na plataforma eBird. O local oferece uma combinação ideal de natureza, trilhas e infraestrutura para uma experiência completa de passarinhada.
Programação no Piraquara:
07h às 11h – Recepção, café da manhã e passarinhadas guiadas;
11h às 12h – Roda de conversa sobre a Mata Atlântica;
12h às 14h – Almoço no Pesqueiro Saracura;
14h às 16h30 – Observação nos comedouros ou trilhas e fechamento das listas no eBird;
Como participar ? As inscrições já estão abertas!
Os interessados podem participar da experiência do Big Day contribuindo com R$ 250 (público geral) ou R$ 200 (Amigos da SAVE). A experiência inclui transporte (ida e volta a partir da Estação Pinheiros – SP), além de café da manhã, almoço, roda de conversa, empréstimo de binóculos/lunetas e todas as atividades guiadas com a equipe SAVE Brasil.
Além da atividade presencial em São Paulo, SAVE vai realizar atividades em outras localidades como em Pernambuco e no Rio Grande do Norte e também incentiva a participação de observadores de aves em todo o país, por meio da plataforma eBird.
Você também pode contribuir com o Big Day observando as aves da sua região no dia 10 de maio. Basta se cadastrar no eBird e subir sua lista até as 23h59 do mesmo dia, compartilhando com o usuário aves@savebrasil.org.br na plataforma.
Os dados gerados no Big Day ajudam a orientar projetos e políticas públicas em prol das aves e dos ecossistemas onde vivem. Cada ave registrada é um passo a mais em direção à proteção da natureza.
SAVE Brasil
Comments