top of page
Aracuã-guarda-faca (1).png

ORTALIS REMOTA
O aracuã esquecido no interior de São Paulo

O Ortalis remota pertence à família Cracidae, que ocorre exclusivamente no continente americano e também inclui os populares jacus e mutuns. São aves consideradas cinegéticas, ou seja, muito ameaçadas pela caça. A perda de habitat também é um dos desafios para a conservação dessas espécies.

​

Uma pele coletada em 1927 por  João Leonardo de Lima, depositada no Museu de Zoologia da USP, despertou curiosidade de  Olivério Pinto que, em 1960, sugeriu que tratava-se de uma subespécie do aracuã-pintado (Ortalis guttata). Esta ave permaneceu esquecida até ser reencontrada na natureza por Edwin Willis, em 1996 (registro publicado em 2001), em Nova Granada e Barretos.

​

Com o crescimento e a popularização da observação de aves no Brasil, o site Wikiaves, apoiado pela Fundação Grupo Boticário, despertou o interesse da observadora de aves Dina Bessa, que postou uma foto do táxon tirada em Guapiaçu/SP em 27 de outubro de 2011.

​

Após todos esses eventos, em 2017 foi publicado o artigo que reconhece o Ortalis remota como uma espécie plena, possibilitando a realização de trabalhos para conservação desta espécie, que pode vir a ser uma bandeira para a proteção das aves do noroeste paulista.

​

Em janeiro de 2018, a equipe da SAVE Brasil iniciou as coletas de dados sobre o ameaçado aracuã Ortalis remota no noroeste paulista. Os dados levantados previamente com a ajuda da ciência-cidadã permitiram selecionar as primeiras áreas de amostragem do censo populacional da espécie.


Este Projeto tem patrocínio da Fundação Grupo Boticário.

Instagram_verde.png
facebook verde.png
youtube verde.png

SAVE Brasil - Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil

aves@savebrasil.org.br

Rua Fernão Dias, 219 cj 2 | Pinheiros - SP Brasil | 05427-010 | 
Tel.: (+55) 11 3815-2862

Copyright © 2019 SAVE Brasil

A SAVE Brasil faz parte das redes:

REDE.png
bottom of page