top of page

Atividade gratuita promovem conexão com a natureza e engajamento na ciência cidadã


Vem Passarinhar Sampa no Parque Ibirapuera. Foto: Marina Fagundes/SAVE Brasil

O calendário 2025 do Vem Passarinhar Sampa já está disponível, oferecendo aos observadores oportunidades para contemplar a avifauna na capital paulista ao longo do ano. As saídas mensais gratuitas para observação de aves acontecem nos parques municipais de São Paulo e são organizadas pela SAVE Brasil e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, proporcionando experiências de contato com a natureza.


Com a orientação de biólogos para identificar as espécies, os participantes têm a oportunidade de usar binóculos emprestados e registrar suas descobertas no eBird, uma plataforma que reúne dados em tempo real sobre a distribuição de aves no mundo inteiro. Essas listas de observação contribuem diretamente para a ciência cidadã, auxiliando pesquisadores no entendimento sobre ocorrência e comportamento das aves.


Venha Passarinhar com a gente


Uma novidade no Vem Passarinhar 2025 é a realização de uma roda de conversa com especialistas na área, sobre diferentes temas relacionados ao mundo das aves. Nossa primeira edição do Papo de Passarinho acontece neste sábado, dia 25/01, logo após o Vem Passarinhar no Parque Chácara do Jockey. Recebemos Giovani Balaton Pupin, Chefe de equipe da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura, para uma conversa sobre o Inventário da Fauna Silvestre e Manual Cidade Amiga da Fauna.



O Vem Passarinhar é um evento gratuito e aberto a todos os públicos. Basta se inscrever e comparecer ao local e hora marcados com roupas confortáveis, protetor solar, chapéu ou boné. Ao final, um café coletivo é oferecido para confraternização e troca de experiência entre os participantes.


Confira o calendário completo de 2025:


  • 25 de janeiro - Parque Municipal Chácara do Jockey, Zona Oeste

  • 22 de fevereiro - Parque Municipal Linear Córrego do Bispo, Zona Norte

  • 29 de março - Parque Municipal Raposo Tavares, Zona Oeste

  • 26 de abril - Parque Municipal Leopoldina – Orlando Villas-Bôas, Zona Sul

  • 31 de maio - Parque Municipal Jacques Cousteau, Zona Sul

  • 28 de junho - Parque Municipal Jacintho Alberto, Zona Norte

  • 26 de julho - Parque Municipal 9 de Julho, Zona Sul

  • 30 de agosto - Parque Municipal do Carmo - Olavo Egydio Setubal, Zona Leste

  • 27 de setembro - Parque Natural Municipal Varginha, Zona Sul

  • 25 de outubro - Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva, Zona Leste

  • 29 de novembro - Parque Municipal Linear Consciência Negra, Zona Leste

  • 13 de dezembro - Parque Municipal Ibirapuera, Zona Sul


Saiba mais sobre o projeto


Desde 2016, o Vem Passarinhar Sampa tem promovido a observação de aves e a educação ambiental, destacando a importância da conservação. Além de estimular o conhecimento científico, a iniciativa fortalece o sentimento de pertencimento, e a conexão com o território e as aves, além de promover a troca entre os observadores.

O projeto também é uma oportunidade para as pessoas entenderem a importância dos habitats naturais e se engajarem na conservação das aves. Para mais detalhes e atualizações, acompanhe os perfis dos organizadores da iniciativa: @savebrasil, @faunasvma ou @svmasp.


SAVE Brasil



11 visualizações0 comentário

A SAVE Brasil ajuda a proteger 55 das 154 espécies de aves ameaçadas de extinção no país. A sua doação é vital para que continuemos exercendo nosso trabalho. Seja um Amigo da SAVE e ajude a salvar as aves do Brasil.




Vem Passarinhar


A nossa passarinhada no Parque Piqueri teve 54 participantes e 36 espécies observadas! Os participantes percorreram uma trilha de 1.73km em 3.44 horas de evento.



 

Parque Nacional da Lagoa do Peixe


O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está localizado no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo os municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte. Neste vídeo feito pelo Parque, descubra como é feito o monitoramento de aves limícolas na área. Assista.

 

Alianza del Pastizal na Expointer


A equipe da Alianza del Pastizal esteve presente na 47ª Expointer, tradicionalmente realizada na cidade de Esteio-RS, onde foram celebradas as duas primeiras contratações de linha de crédito com incentivos a fundo perdido do projeto Alianza Mais. Saiba mais.

 

Jacutingas chegaram no viveiro!


Vindas do Parque das Aves através do Programa Avião Solidário da LATAM, 6 jacutingas chegaram ao viveiro de reabilitação em São Francisco Xavier para serem reabilitadas pela SAVE Brasil. Vem coisa boa por aí!


 

October Big Day!


No dia 12 de outubro acontece o October Big Day e você pode divulgar com a SAVE Brasil! Inscreva-se informando qual é a localização da sua saída para observação de aves no dia 12 de outubro. Saiba mais.

 

Anuário Um Só Planeta 2024


Publicação da Editora Globo trouxe, entre outros temas, casos que ilustram o potencial da bioeconomia e exemplos bem-sucedidos de conservação de hábitats, citando ações da Alianza del Pastizal em prol do bioma Pampa na reportagem “Pastagens do bem”.

 

Meu amigo Pinguim


O longa-metragem “Meu Amigo Pinguim” chegou aos cinemas brasileiros para contar a história de uma amizade entre um pescador do Rio de Janeiro e um pinguim-de-magalhães que apareceu em uma praia coberto de óleo e debilitado. Dirigido pelo cineasta brasileiro David Schurmann, a produção contou com a atuação de dez pinguins-de-magalhães do Aquário de Ubatuba. As filmagens mobilizaram cerca de 150 profissionais e ocorreram em Ubatuba (SP), Paraty (RJ) e também na Patagônia Argentina. Saiba mais.

 

Araras-azuis ficam sem alimento após queimadas no Pantanal


No Pantanal, as araras-azuis tiveram pelo menos 80% da região considerada como centro de reprodução da espécie queimada. A equipe do Instituto Arara-azul precisou coletar frutos na capital Campo Grande e em outras áreas e acreditam ser necessária a suplementação da alimentação até as palmeiras se recuperarem. Leia.

 

Passarinhar: o hobby que ajuda cientistas em novas descobertas


Pesquisas nacionais e internacionais publicadas recentemente em periódicos científicos revelaram que a observação de aves por parte de pessoas comuns está ajudando cientistas em novas descobertas e na busca por espécies perdidas. Leia.

 

Harpia flagrada na orla de Porto Seguro (BA)


A harpia, maior ave de rapina brasileira, vive em florestas remotas da Amazônia e em áreas protegidas da Mata Atlântica, com poucos avistamentos no Cerrado e no Pantanal. No entanto, uma fêmea foi flagrada em plena área urbana na orla de Porto Seguro, na Bahia, próximo do centro histórico. Saiba mais.

 

Ave considerada extinta desde 1882 é vista em vídeo


O pombo-faisão-de-nuca-preta, uma ave considerada extinta por 140 anos, foi redescoberto em um vídeo gravado durante uma expedição na Ilha Ferguson, localizada na costa de Papua Nova Guiné. Veja o vídeo do momento.


 

Tirinha do mês

As queimadas estão tomando nosso país. A primavera chegou, mas será menos florida. Tirinha por Larkness


75 visualizações0 comentário

A SAVE Brasil ajuda a proteger 55 das 154 espécies de aves ameaçadas de extinção no país. A sua doação é vital para que continuemos exercendo nosso trabalho. Seja um Amigo da SAVE e ajude a salvar as aves do Brasil.




Vem Passarinhar


A nossa passarinhada no Parque Burle Marx teve 41 participantes e 36 espécies observadas!

Os participantes percorreram uma trilha de 3,71km em 3 horas de evento.

 

Mata Atlântica dos 3 países


43 Instituições da Argentina, Brasil e Paraguai se reuniram para discutir a proteção das áreas de Mata Atlântica em seus territórios, com o objetivo de promover a restauração da paisagem do Alto do Paraná. Leia mais.

 

Semana Global de Aves Limícolas


Em 2024, a Semana Global de Contagem acontecerá entre os dias 2 e 8 de setembro. Nesse período, pessoas de todos os cantos do mundo se reúnem para contagens e geram dados importantes sobre o tamanho da população e seus habitats. Saiba como participar.

 

Entufado-baiano no fone!


No 50º episódio do Uru Podcast, Will Mesquita e Henrique Jr recebem Edson Ribeiro, da SAVE Brasil, para viajarmos pela história e pelos mistérios da ave mais rara do Brasil: Merulaxis stresemani, o Entufado-baiano. Ouça aqui.

 

Jacutinga na Ilhabela Bird Week


A coordenadora do Projeto Jacutinga, Alecsandra Tassoni, estará presente na Ilhabela Bird Week, que acontece de 09 a 15 de setembro! Alecsandra acompanhará a passarinhada especial de jacutingas no dia 13/09.

 

Brasil perdeu 33% das áreas naturais


O Brasil possui um terço de seu território modificado pela ação humana, afirma novo levantamento feito pelo coletivo científico MapBiomas. O documento chama a atenção para uma aceleração nos últimos 40 anos, quando a ocupação de vegetação nativa e outras áreas naturais pulou de 20% do país em 1985 para os atuais 33%. Só a Amazônia perdeu uma área equivalente à França. Leia mais.

 

Filme de ornitólogos!


Pasárgada, filme nacional dirigido, escrito e estrelado por Dira Paes, ganhou um teaser oficial. O filme conta a história de Irene (Paes) uma ornitóloga solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel (Humberto Carrão), um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional. O elenco também conta com Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves. O projeto é uma coprodução entre Muiraquitã Filmes, Ímã Filmes, Baderna Filmes e Globo Filmes e ainda não tem data de estreia. Assista o trailer.

 

Guia de aves do Ceará


Contendo 150 das 443 espécies registradas no estado, o guia, escrito por Cecília Licarião, Ian Toscano, Larissa Amaral, Lucas Barros, Ciro Albano, Vicente Freitas, Luis Ernest Bezerra e Hugo Fernandes, foi pensado para o público iniciante, com intuito de despertar a curiosidade sobre comportamentos e peculiaridades das espécies, além de mostrar as principais regiões no Estado para exercer essa atividade. Veja.

 

Espécie rara em Mongaguá-SP


O biólogo Leonardo Casadei estava no último dia de suas férias de trabalho quando resolveu observar aves. Chegando na área urbana da cidade, o biólogo avistou um indivíduo de tricolino-oliváceo (Pseudocolopteryx acutipennis). A ave é típica de campos sujos, campos cerrados e carrascais do Chaco paraguaio-boliviano. Leia os detalhes do registro.

 

Jovem de 12 anos se dedica a observar aves após seguir ‘influencers da natureza’


Arthur Silva de Andrade, de 12 anos, morador de São Paulo, passou a se aprofundar no tema ao acompanhar conteúdos especializados na internet nas redes do “Terra da Gente” e do canal “Planeta Aves". Leia a reportagem.


 

Tirinha do mês

Dia 09 de setembro é Dia Mundial das Aves Limícolas e, por aqui, já estamos em festa!

Tirinha por Larkness


39 visualizações0 comentário
Banner_1920x493.png
leaf_02.png
leaf_01.png
leaf_03.png
instagram azul.png
facebook azul.png
youtube azul.png
bottom of page