Atividade gratuita promovem conexão com a natureza e engajamento na ciência cidadã
O calendário 2025 do Vem Passarinhar Sampa já está disponível, oferecendo aos observadores oportunidades para contemplar a avifauna na capital paulista ao longo do ano. As saídas mensais gratuitas para observação de aves acontecem nos parques municipais de São Paulo e são organizadas pela SAVE Brasil e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, proporcionando experiências de contato com a natureza.
Com a orientação de biólogos para identificar as espécies, os participantes têm a oportunidade de usar binóculos emprestados e registrar suas descobertas no eBird, uma plataforma que reúne dados em tempo real sobre a distribuição de aves no mundo inteiro. Essas listas de observação contribuem diretamente para a ciência cidadã, auxiliando pesquisadores no entendimento sobre ocorrência e comportamento das aves.
Venha Passarinhar com a gente
Uma novidade no Vem Passarinhar 2025 é a realização de uma roda de conversa com especialistas na área, sobre diferentes temas relacionados ao mundo das aves. Nossa primeira edição do Papo de Passarinho acontece neste sábado, dia 25/01, logo após o Vem Passarinhar no Parque Chácara do Jockey. Recebemos Giovani Balaton Pupin, Chefe de equipe da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura, para uma conversa sobre o Inventário da Fauna Silvestre e Manual Cidade Amiga da Fauna.
O Vem Passarinhar é um evento gratuito e aberto a todos os públicos. Basta se inscrever e comparecer ao local e hora marcados com roupas confortáveis, protetor solar, chapéu ou boné. Ao final, um café coletivo é oferecido para confraternização e troca de experiência entre os participantes.
Confira o calendário completo de 2025:
25 de janeiro - Parque Municipal Chácara do Jockey, Zona Oeste
22 de fevereiro - Parque Municipal Linear Córrego do Bispo, Zona Norte
29 de março - Parque Municipal Raposo Tavares, Zona Oeste
26 de abril - Parque Municipal Leopoldina – Orlando Villas-Bôas, Zona Sul
31 de maio - Parque Municipal Jacques Cousteau, Zona Sul
28 de junho - Parque Municipal Jacintho Alberto, Zona Norte
26 de julho - Parque Municipal 9 de Julho, Zona Sul
30 de agosto - Parque Municipal do Carmo - Olavo Egydio Setubal, Zona Leste
27 de setembro - Parque Natural Municipal Varginha, Zona Sul
25 de outubro - Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva, Zona Leste
29 de novembro - Parque Municipal Linear Consciência Negra, Zona Leste
13 de dezembro - Parque Municipal Ibirapuera, Zona Sul
Saiba mais sobre o projeto
Desde 2016, o Vem Passarinhar Sampa tem promovido a observação de aves e a educação ambiental, destacando a importância da conservação. Além de estimular o conhecimento científico, a iniciativa fortalece o sentimento de pertencimento, e a conexão com o território e as aves, além de promover a troca entre os observadores.
O projeto também é uma oportunidade para as pessoas entenderem a importância dos habitats naturais e se engajarem na conservação das aves. Para mais detalhes e atualizações, acompanhe os perfis dos organizadores da iniciativa: @savebrasil, @faunasvma ou @svmasp.
SAVE Brasil