Resultados do voluntariado 2021

Uma rede de voluntários e voluntárias que só cresce no Brasil!

 

Assim como em 2020, o ano de 2021 também iniciou com muitos desafios, mas apesar das limitações, contamos com o apoio e dedicação dos voluntários ISS Brasil que fizeram parte na luta pela conservação das aves limícolas.

 

Um esforço coletivo que resultou em um aumento incrível de áreas monitoradas e listas submetidas seguindo o protocolo ISS💚

 

ISS Brasil em números: 

Nos mais de 170 sítios monitorados, as limícolas mais observadas pelos voluntários e voluntárias ISS Brasil este ano foram:

 

Figura 1- As três espécies mais encontradas nos censos de 2021.

 

 

Graças à participação dessa galera, 33 espécies de aves limícolas foram encontradas, ultrapassando a marca de 196 mil aves limícolas contadas entre residentes e migratórias.

 Figura 2 - Alguns exemplos das espécies de aves limícolas registradas, 24 migratórias e 9 residentes.

 

 

Entre os registros, tivemos também números expressivos de indivíduos contados de cinco espécies ameaçadas de extinção no Brasil, segundo a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.

Figura 3 - As cinco espécies de aves limícolas ameaçadas encontradas em 2021.

 

 

Estes dados são valiosos e nos ajudam a compreender a distribuição e abundância delas, nos mais de 170 sítios distribuídos nos 9 estados brasileiros monitorados. Um retorno incrível, considerando que durante os últimos 30 anos nenhuma informação havia sido submetida!

 

A rede de voluntários ISS Brasil vem se destacando na América do Sul e, nos últimos dois anos, os números aumentaram incrivelmente.

Figura 4 e 5 - Comparativo dos dados 2020-2021.

 

 

Queremos agradecer e parabenizar todos os voluntários e voluntárias ISS Brasil pela enorme vontade de ajudar na conservação das aves limícolas:

 


 

Juntos temos mais força para salvá-las!💗