top of page
1302_Antilophia_bokermanni_Arajara_04_X_2008_CA.jpg

Por que conservar as aves?

Devido a sua variedade de formas, cores e sons, as aves desempenham um importante papel como espécies-bandeira, tornando possível chamar a atenção para as questões ambientais como um todo. Com foco nas aves, a SAVE Brasil desenvolve programas de educação ambiental e disseminação que atraem o interesse e despertam a atenção das pessoas para a conservação não somente dos passarinhos, mas de toda a natureza.

DAS 1.919 ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL, 154 ESTÃO AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

​

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, existem hoje no Brasil 1.919 espécies de aves, o que nos coloca na posição do segundo país com a maior biodiversidade de pássaros no globo – atrás somente da Colômbia e, dependendo do artigo científico, atrás também do Peru, com um número muito próximo. No entanto, lideramos o vergonhoso ranking de nação com mais espécies ameaçadas de extinção nas Américas: dessas 1.919, 166 estão globalmente ameaçadas de extinção, segundo a aliança BirdLife International – principal rede de conservação de aves no mundo.

 

AS AVES SÃO INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL

​

As aves são animais amplamente estudados pela ciência, pois são facilmente amostradas – por sua voz, cores e forma – e também porque podem ser facilmente monitoradas ao longo do tempo.

Algo que se sabe sobre as aves é que elas apresentam grande variedade de respostas diante de diferentes condições ambientais e, por isso, nos permitem compreender melhor as transformações ambientais e seus impactos.

​

MAS COMO UMA AVE INDICA ALGO SOBRE A QUALIDADE DE UM LUGAR?

​

Por meio das espécies de aves presentes ou ausentes e seu número de indivíduos é possível conhecer as características de determinado local, assim como seu estado de conservação e a qualidade dos serviços ambientais prestados, tais como qualidade do ar, regulação do clima e qualidade da água. Por exemplo:

  • ​A araponga (Procnias nudicollis) é uma espécie de ave só encontrada em florestas bem preservadas.

  • ​​O soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) é uma espécie de ave ameaçada de extinção, só encontrada em áreas onde existem nascentes com água limpa.

  • ​​O pardal (Passer domesticus) e o pombo-doméstico (Columba livia) são ambas espécies de aves exóticas originárias da Europa, ocorrendo apenas em ambientes altamente urbanizados.

​

AS AVES INDICAM, POR EXEMPLO, EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

​

Mudanças no status de conservação e na distribuição das espécies podem levar a soluções de problemas não rastreáveis de outra forma.​ Monitoramentos realizados ao longo das últimas quatro décadas pela Audubon Society, organização que representa a aliança BirdLife International nos Estados Unidos, revelaram que 58% das 305 espécies de aves que migram para o continente no inverno mudaram significativamente suas áreas de invernagem em direção ao norte, algumas delas em centenas de quilômetros, devido às mudanças climáticas.

 

DADOS SOBRE AVES PODEM SER USADOS EM RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE

​

Por serem excelentes indicadores de qualidade ambiental, os dados sobre aves podem ser utilizados para subsidiar a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), especialmente no relato de indicadores de desempenho em biodiversidade.

Os dados sobre aves também podem servir de suporte às informações de Gestão, Impacto e Desempenho Ambiental para os questionários de avaliação dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade e do Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&FBOVESPA.

 

AS AVES MANTÊM AS FLORESTAS VIVAS

​

As aves têm papeis ecológicos muito importantes no meio ambiente, como a dispersão de sementes, a polinização, e o controle de pragas. Como exemplos dessas funções desempenhadas por elas, podemos apontar espécies como os jacus, sanhaços e arapongas, que se alimentam de frutos engolindo as sementes sem quebrá-las, de forma que as eliminam junto com as fezes em lugares mais distantes, onde germinam dando origem a novas plantas. Espécies como os beija-flores realizam uma função semelhante, já que ao se alimentarem do néctar das flores, carregam o pólen em seus bicos e dessa forma realizam a polinização. Há também aves que exercem um papel importante no controle de animais considerados pragas, como por exemplo, as andorinhas, que são aves insetívoras, e as corujas, que se alimentam de roedores. Outra função muito importante desempenhada por aves é realizada pelos urubus, que se alimentam de carcaças de animais, não permitindo que essas se acumulem no ambiente. Além disso, assim como os outros animais, as aves também contribuem para o equilíbrio do meio ambiente sendo presas para predadores, e suas fezes e carcaças agem como adubos naturais para as florestas.

 

AS AVES AJUDAM A PROTEGER OUTRAS ESPÉCIES

​

Devido a sua variedade de formas, cores e sons, as aves desempenham um importante papel como espécies bandeira, tornando possível chamar a atenção para as questões ambientais como um todo. Com foco nas aves, a SAVE Brasil desenvolve programas de educação ambiental e disseminação que atraem o interesse e despertam a atenção das pessoas para a conservação não somente dos passarinhos, mas de toda a natureza.

bottom of page