NOVAS AVES CHEGAM AO VIVEIRO DE REABILITAÇÃO DO PROJETO JACUTINGA
Nessa semana, o viveiro de reabilitação do Projeto Jacutinga na Serra da Mantiqueira recebeu 6 indivíduos do Parque das Aves e mais 3 do Setor de Estudos em Etologia, Reintrodução e Conservação de Animais Silvestres (SERCAS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
As seis aves que foram enviadas para soltura pelo Parque das Aves, nasceram lá mesmo e foram selecionadas por possuírem a maior chance de sobrevivência possível na natureza. Os viveiros onde essas jacutingas ficavam são grandes, permitindo que voassem, o que facilita no treinamento pré-soltura desses indivíduos.
As jacutingas recém-chegadas passarão por avaliações comportamentais, socialização, treinamentos alimentares, treinamento de voo e reconhecimento de predadores e devem ser soltas em dezembro.
Até o momento, o Projeto Jacutinga já soltou 15 indivíduos na Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Essas aves estão sendo monitoradas através de busca em campo, por satélite através do sinal que emitem dos transmissores ou ainda com a participação da comunidade que reporta sempre que avista um indivíduo.