NOVA PÁGINA DO PROGRAMA FORESTS OF HOPE – BIRDLIFE INTERNATIONAL

O Programa Florestas da Esperança (Forests of Hope) tem como objetivo a proteção das florestas tropicais, ambientes que abrigam uma grande riqueza de animais e plantas, em sua maioria endêmicos e ameaçados de extinção, e que são responsáveis pela manutenção de serviços ambientais vitais para assegurar o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade de vida no planeta.

A Serra do Urubu (Pernambuco) contem remanescentes florestais que estão entre os mais importantes em toda a Mata Atlântica. A maior parte da mata se concentra nas RPPNs Frei Caneca e Pedra D’Anta, que juntas protegem cerca de 1000 hectares de florestas. Além da conservação das florestas a SAVE Brasil em parceria com a organização local AMANE (Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste) finalizaram em 2012 a restauração de 35 hectares de áreas degradadas, onde foram plantadas 44 mil mudas de 91 espécies nativas da Mata Atlântica.

A Serra do Urubu abriga 10 espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção e constitui um dos últimos refúgios para uma das aves mais raras do Brasil, o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi). Essa espécie foi identificada somente neste local e na ESEC Murici. Além desta espécie, existem também registros de outras 238 espécies de aves, bem como de 35 espécies de mamíferos, 23 de anfíbios, 130 de samambaias, 39 de bromélias e 66 de orquídeas. A região também abrange componentes físicos de grande relevância ambiental e social, como nascentes que fazem parte da Bacia do Rio Una, responsável pelo abastecimento d’água de grande parte da população local.

Entre na nova página do Forests of Hope no site da BirdLife International e conheça as outras Florestas da Esperança:

http://www.birdlife.org/worldwide/programme-additional-info/forests-hope