Início do Curso de Formação de Condutores Locais da Serra do Urubu

No dia 29/2 foi iniciado o Curso de Formação de Condutores Locais da Serra do Urubu. O curso objetiva formar condutores locais que serão credenciados pela SAVE Brasil para conduzir visitantes na Reserva Pedra D’Antas (PE). A iniciativa visa fomentar o turismo local aliado à conservação da biodiversidade.

A abertura do curso foi marcada por uma Mesa Redonda intitulada “Turismo e Conservação da Natureza: Benefícios e Oportunidades”. A mesa foi mediada por Bárbara Cavalcante, Coordenadora do Projeto Mata Atlântica do Nordeste da SAVE Brasil e contou com a participação de Gil Marinho (Gestor de Destinos e Produtos Turístico da EMPETUR), Adeilson Soares (Diretor de Cultura do Município de Agrestina) e Hélio Aquino (Empreendedor local/Proprietário da Rede HD).

Gil Marinho trouxe exemplos de cases turísticos em diferentes municípios do estado e a importância do envolvimento da comunidade local para o seu sucesso. Em seguida,  Adeilson Soares e Hélio Aquino, ambos lagoagatenses, apresentaram relatos emocionantes do trabalho já desenvolvido no município, demonstrando o quanto acreditam no potencial turístico da cidade de Lagoa dos Gatos e nos benefícios e oportunidades proporcionados pela visitação turística na Serra do Urubu.

O evento foi aberto ao público e contou com a participação de 33 pessoas entre os participantes do curso e o público em geral. No domingo (1/3), ocorreu o segundo módulo do curso com aula prática na Reserva Pedra D’Antas.

O Projeto Mata Atlântica do Nordeste é possível graças aos apoiadores que acreditam no trabalho da SAVE Brasil:

BirdLife International, Aage V. Jensen Charity Foundation, American Bird Conservancy, WWF-Brasil e Marshall Reynolds Foundation.