
Alianza del Pastizal
Programa Campos Sustentáveis
O Pampa é um bioma com características biológicas, culturais e econômicas únicas. Formado por grandes extensões de campos naturais que vão do sul do Rio Grande do Sul até a Argentina, Paraguai e Uruguai, abriga 12 espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção como é o caso do veste-amarela (Xanthopsar flavus), dos caboclinhos (Sporophila palustris) e (Sporophila cinnamomea) e da noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus).
O Pampa teve sua conservação garantida durante séculos pela prática da pecuária em campos naturais, mas hoje está ameaçado pelo uso intensivo das terras para agricultura, a invasão de capim-annoni, espécie vegetal exótica, o florestamento com pinus e eucalipto, o uso indevido de pesticidas e o sobrepastoreio. Essas atividades representam um risco não só à biodiversidade do Pampa, mas também à cultura gaúcha, que está intimamente ligada aos campos de criação de gado.
A Alianza del Pastizal é uma iniciativa liderada pela BirdLife International em conjunto com seus representantes SAVE Brasil, Aves Argentinas, Guyra Paraguay e Aves Uruguay e acontece graças ao apoio da Bobolink Foundation, U.S. Fish and WildLife Service e U.S. Forest Service.
Veste-amarela (Xanthopsar flavus). Foto: Adriano Becker