10 dicas para ser um bom observador de aves

Siga as 10 dicas da BirdLife International para ser um bom observador de aves e aproveitar ainda mais as suas passarinhadas! Se você ainda não observa aves, aproveite as dicas e comece agora mesmo! 

    1. Vista-se para a ocasião

    Tente usar cores escuras ou camuflado, para que as aves demorem mais para perceber a sua presença. Independente de como estiver o tempo, vista roupas que o mantenham aquecido, seco e protegido do sol. Você nunca sabe quanto tempo vai ficar passarinhando, então é melhor se prevenir.

     

    2. Leve uma mochilinha/bolsa

    Alguns itens importantes para levar são: binóculo, papel e caneta para fazer sua lista (ou anote direto no app do eBird), e um guia de aves (que pode ser o Merlin Bird ID em seu celular). Não se esqueça de levar água e alguns lanchinhos. Você também pode querer levar sua câmera, mas não se esqueça de manter o flash desligado, pois ele pode assustar as aves.

     

    3. Evite perturbar as aves

    Independente do quanto você estiver se divertindo passarinhando, lembre-se que a segurança e bem-estar das aves sempre vêm antes. Assustar as aves causa estresse e pode fazer com que elas parem de se alimentar, acasalar e descansar. Por isso, ande devagar e suavemente, fale baixo, coloque seu telefone no silencioso, e não chegue perto demais. Para ver melhor use seu binóculo. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um lugar para se sentar, ter paciência e esperar as aves virem para perto de você. É muito mais divertido observar as aves quando elas não estão fugindo.

     

    4. Respeite os ninhos

    Perturbar ninhos pode fazer com que os pais voem e deixem seus filhotes sem alimento, ou os exponham a predadores. Se você permanecer próximo de um ninho por muito tempo, os pais podem acabar abandonando os filhotes ou os ovos. O melhor a se fazer ao encontrar um ninho, é se afastar calmamente.

     

    5. Use abrigos para se esconder (blinds/hides)

    Abrigos (blinds/hides) e torres de observação são as melhores maneiras de permitir que você tenha uma excelente visão das aves, sem que a sua presença seja percebida. Além disso, as “casinhas” são excelentes lugares para você se refugiar do sol e do vento.

     

    6. Siga as regras de onde você está

    Lembre-se sempre da importância de ser um bom visitante e respeitar o lugar que você estiver visitando. Feche os portões pelos quais você passou, mantenha-se nas trilhas e jamais entre em propriedades privadas sem autorização. Não queremos deixar os observadores de aves com má reputação!

     

    7. Não deixe vestígios

    Siga o lema: “não leve nada e não deixe nada para trás”. Jamais jogue lixo, ou pisoteie a vegetação, você pode estar danificando as casas das aves que você está tentando observar.

     

    8. Procure aves em todo lugar

    As aves estão por toda a parte! Olhe nas ruas, parques, praças, quintais, e telhados. Todos lugares podem estar guardando surpresas! Se você colocar um comedouro e bebedouro em seu jardim, varanda, ou janela, você pode observá-las do conforto de seu lar.

     

    9. Sem aves? Sem problemas!

    Até mesmo os mais experientes observadores têm dias ruins. Se você saiu todo animado para observar aves, para chegar ao local e descobrir que elas decidiram ir passar o dia em outro lugar, não se chateie! Explore suas capacidades de investigação e procure pistas que as aves podem ter deixado: pegadas, penas, e até mesmo restos de alimentos. Você também tem outra alternativa: escutar! Você consegue ouvir algum passarinho cantando? Se sim, como é esse canto? É lento ou rápido? Você consegue identificar a espécie? O aplicativo Merlin Bird ID pode te ajudar na identificação.

     

    10. Compartilhe a sua alegria!

    Quando você está andando por aí com seu binóculo e guia de aves na mão, as pessoas podem se interessar pelo que você está fazendo. Tome seu tempo para explicar sobre a atividade e compartilhe com a pessoa os seus avistamentos mais interessantes. Você pode inspirá-la a seguir seus passos e também se tornar observadora de aves! Seja gentil também com outros observadores, eles podem ter dicas e conhecimentos para compartilhar. Quanto mais amigos você faz, maior fica a comunidade de observadores de aves, ajudando você a espalhar o amor e respeito à natureza!

     

    Leia aqui o original, em inglês no site da BirdLife.